O cefadroxil é um antibiótico do grupo das cefalosporinas que atua como bactericida, causando a destruição da parede bacteriana através da ação biológica e bioquímica sobre a mesma. O espectro de ação inclui muitos microrganismos Gram-negativos, pois o cefadroxil, tal como outras cefalosporinas, tem a habilidade de penetrar no envelope externo do bacilo Gram-negativo, ganhando acesso aos sítios alvos pela parede celular. A droga não é inativada pelas penicilinases produzidas por Staphylococcus penicili-resistentes.

Indicado para cães e gatos, no controle das infecções do trato respiratório, pele, ossos e do aparelho genitourinário, infecções do aparelho digestivo (inclusive dentárias), por germes sensíveis ao cefadroxil, tais como:

– Pneumonias causadas por Pasteurella spp., Escherichia coli, Streptococcus spp., Klebsiela spp. e Staphylococcus spp.

– Piodermites superficiais e profundas causadas por Staphylococcus spp., Escherichia coli, Proteus mirabilis e Clostridium spp.

– Infecções ósseas – Osteítes e osteomielites causadas por Pasteurella multocida e Escherichia coli.

– Nefrites, pielonefrites e cistites causadas por Staphylococcus spp., Escherichia coli, Proteus spp., Klebsiela spp. e Estreptococcus spp.

– Gastroenterites causadas por Escherichia coli, Proteus spp., Klebsiela spp. e Shiguella spp.